“Este livro é sobre seguir os nossos sonhos e compreender o caminho que eles traçam”

Ana Beatriz Ribeiro é a autora de “Governa o meu coração”, título a publicar muito brevemente pela Pastel de Nata Edições. Fomos conversar com esta jovem escritora, residente em Amarante, que agora publica o seu primeiro trabalho literário.

ana-beatriz-ribeiro

O que te levou a escrever este teu primeiro livro?

A ideia de escrever um livro surgiu com a paixão de ler que, por sua vez, nasceu na disciplina de Literatura Portuguesa. Só depois de ganhar esta paixão é que eu comecei a escrever pequenos textos e a mostrá-los a uma amiga minha. Esta continuou a incentivar-me a escrever e, quando lhe mostrei o texto que deu origem ao livro, ela desafiou-me a continuá-lo. E eu simplesmente fi-lo. E fiquei surpreendida com o resultado, visto que não esperava escrever um livro, apenas queria ver onde é que aquele texto iria parar. Para além disto, o que me levou a escrever o livro foi a necessidade de escrever a história daquelas personagens e a insistência com que elas permaneciam na minha cabeça.

De que forma podes descrever o enredo que para aqui criaste?

Como leitora, não gosto de saber o enredo do livro, pois isso desmotiva-me completamente. No entanto, aquilo que posso dizer é que o livro é sobre seguir os nossos sonhos e compreender o caminho que eles traçam. O sonho é o motor da nossa vida e isso é o que faz a personagem principal mudar o rumo que a sua vida leva. Porém, devemos ter em atenção que o sonho de qualquer pessoa é ser feliz e é por isto que a nossa vida se deve pautar, ou seja, pela busca incessante da felicidade.

governacapa.png

É uma história baseada em personagens reais ou totalmente fictícias?

Mentiria se dissesse que são personagens totalmente fictícias. As personagens são fictícias, porém, as suas características são de pessoas que eu conheço e, como é óbvio, também têm um bocadinho de mim, pois é impossível não ter. Fui eu que as criei e, como tal, imaginei-as há minha maneira.

O facto de morares em Amarante influenciou de alguma forma o que escreveste?

A cidade descrita no livro não é Amarante, pois esta não tem praia. No entanto, há certos espaços da história que podem pertencer a esta cidade, uma vez que temos tendência de descrever aquilo que conhecemos e não sou diferente nesse aspeto. Por morar numa cidade pequena como Amarante, mas muito bonita, eu assisto a realidades completamente diferentes daquelas que existem numa cidade como o Porto. E o que para os amarantinos pode ser uma tragédia, para os portuenses é apenas mais um acontecimento infeliz. As realidades são tão divergentes que, com certeza, me influenciaram na escrita e na forma como vejo o mundo.

Como escreves? O livro veio por impulso, a sua escrita começou do nada ou foi planificado com um guião e pesquisa prévia?

Como já disse anteriormente, a ideia do livro surgiu através de um desafio que uma amiga me fez. A partir daí, comecei a escrever sem planear o rumo da história e ia escrevendo por impulso. A história avançava conforme surgia na minha cabeça e foi assim do princípio ao fim. Nunca planeei nada, pois também não podemos fazê-lo na nossa vida. E acho que o livro mais do que uma história, é o reflexo da nossa vida, embora nem todos tenhamos os mesmos problemas, mas todos desejamos alcançar o mesmo.

Já tens datas para a sua apresentação ao público?

Ainda não. Porém, quando houver confirmação, as datas serão divulgadas.

E novos projetos literários? Já preparas mais alguma novidade?

A minha prioridade é a licenciatura, porém, não posso negar que continuo a escrever. E, quando o projeto a que me dedico atualmente estiver pronto, com certeza será partilhado. Mas, por enquanto, ficamos com o livro que acaba de ser publicado.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s