“Este livro foi escrito para ser um clássico, não um livro da moda”

Bruno Vilas é o autor de “O berço do fim”, romance em que os personagens vivem um ardente protagonismo. Conversamos sobre este seu primeiro livro e projetos futuros.

bruno vilas.JPG

Este é o seu primeiro livro? O que o motivou a escrever este título?

Este é a minha estreia como romancista, mas a escrita já vem de longa data. Mas só agora saltou cá para fora, para o público em geral, uma espécie de caixa de pandora apocalíptica. “O berço do fim” foi escrito para ser um clássico, não um livro da moda, um livro que será saboreado daqui a 100 anos como se fosse atual, esse é o grande objetivo da minha escrita, criar um buraco no espaço-tempo, onde as pessoas ficam presas durante o tempo em que lêem o livro.

Esta é uma história onde os e as personagens se envolvem de uma forma mais erotizada. Porque preferiu este estilo?

No início “O berço do fim” era para ser um romance, o erotismo foi aparecendo e quando dei por isso, tinha mais e mais erotismo, as personagens tornaram-se ardentes, por assim dizer.

bercofim.jpg

De que forma o livro tem sido recebido pelos leitores? O feedback corresponde às expetativas?

Umas pessoas dizem que tem muito erotismo, outras que tem pouco erotismo, mas todas são unânimes em dizer que é um livro forte e que provoca emoções. Esse era o objetivo, não é um livro grande, é um livro intenso. Comecei já há uns anos a escrever peças de teatro e a verdade é que os atores e encenadores sempre me surpreendem com a interpretação que fazem do guião, por vezes dou por mim a pensar “não era bem isto!”.  A minhas expectativa é de que as pessoas se divirtam, que dê vontade de ler e de conhecer as personagens, mas a interpretação é sempre diferente e individual, é um puzzle de emoções.

Num mercado tão competitivo e com tantos autores, que novidade pensa trazer a quem ler “O berço do fim”?

Essa é uma pergunta que me tem atormentado: na minha opinião fala-se pouco de erotismo, nomeadamente no masculino, o homem tem tanto de erótico como a mulher. No entanto, poucos homens escrevem literatura erótica, podemos encontrar atenuantes culturais para esse facto, mas a verdade é que é necessária a visão masculina num tema tão importante na vida social que nos toca a todos: todos nos apaixonamos, todos temos desejos, todos temos necessidades… Todo o português é um potencial ator erótico.

Qual o seu método de escrita? Primeiro pensa na trama toda e depois escreve, ou vai escrevendo à medida que as ideias surgem?

Existe uma porta amarela, situada na baixa de Coimbra, por trás dessa porta existem segredos que não posso revelar… Como refiro no início do livro, as personagens são como minha conhecidas, pessoas que vão ganhando vida ao longo da história e um pouco como nós, os percalços acontecem quando menos se espera, escrevo com a visão que tenho da vida: 90% rotineira e suportável e 10% feliz e encorajante. Tudo começa por trás dessa porta…

E a partir daqui, tem mais livros para deitar cá para fora?

Tenho o hábito de escrever, tal como tenho o gosto de ler, gosto de me ler. Por mais estranho que pareça leio e interpreto o que escrevo. Já tenho muita coisa escrita que vai passando para amigos e conhecidos mais próximos, o que vai alargando os horizontes. Pode ser que em breve saía um novo livro, desta vez noutro registo, um pouco diferente, mas igualmente intenso.Talvez num futuro próximo volte a este tema, mas acima de tudo gostaria que isto fosse um contributo para que outros escritores pegassem neste tema e trouxessem a sua visão. A mim o erotismo aquece-me a alma e o coração e nesta época natalícia nada melhor que um bom livro erótico e um copo de vinho para um serão caseiro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s