“Preciso estar junto dos leitores que estão próximos do meu livro”

“O Peregrino” do escritor Luís Ferreira é um dos sucessos editoriais deste Natal. Publicado pela Capital Books, é o retorno deste autor ao Caminho de Santiago.

luis-ferreira

“O Peregrino” está a ser um sucesso editorial. A que atribuis isso?

O sucesso de qualquer livro deve-se ao leitor, é quem lê e quem compra que o divulga. Este livro, como qualquer um, depende disso, de leitores que gostem daquilo que escrevemos e que tornem depois as nossas palavras num livro de sucesso. Só tenho de agradecer a todos aqueles que já têm o livro, que o procuram e que constroem o seu percurso, os resultados são consequência de tudo isto. Não basta desejar sucesso a uma obra, porque nada acontece sem a intervenção direta de todos os agentes. De quem escreve, de quem publica e o mais importante, de quem lê.

o-peregrino

Tens estado particularmente ativo em apresentações deste novo título. Vais continuar?

Preciso estar junto dos leitores que estão próximos do livro e da minha escrita. Por outro lado é necessário, face aos recursos que tenho, tornar-me particularmente ativo. Se quero chegar a mais pessoas, tenho de lutar por isso, socorrer-me dos meios que tenho e procurar através das apresentações abraçar mais público. Continuarei até que sinta que as pessoas correspondem, até que sinta que o livro é lido e procurado, que as pessoas estão presentes, que procuram elas também estar com o autor do livro. Gostaria de estar em todo o lado, mas nem sempre é possível, pois também é importante que os eventos que promovemos tenham adesão e que nos deixem felizes. Como qualquer relação, existem duas partes.

O facto de apostares muito na divulgação do caminho de Santiago transformou-te no maior escritor português deste tema. Como encaras isso?

Fiquei surpreendido quando isso surgiu. Provavelmente isso nasceu dado ao reconhecimento do percurso que entretanto já fiz, provavelmente sou o maior escritor português do Caminho de Santiago porque sou aquele que tem mais romances escritos sobre o assunto ou os mais conhecido. Contudo, existem muitos autores que escrevem sobre o Caminho, seja na forma de romances, diários de viagem ou guias. Escrevo sobre o Caminho de Santiago porque gosto, porque amo o caminho, porque procuro devolver ao caminho tudo aquilo que ele me oferece sempre que estou em peregrinação. O Caminho é mágico, até tenho dificuldade em expressar o verdadeiro sentimento que nutro por ele e tudo aquilo que encontro. Ao descobrir o Caminho, alterei a minha escrita, ele tornou-se o cenário preferencial para as minhas histórias. Quando nos apaixonamos por algo, torna-se mais fácil falar, a escrita fluí e a capacidade de imaginar e criar torna-se maior. Se sou ou não o maior escritor português sobre o caminho, não sei, nem me preocupo com isso. Apenas sei que gosto de escrever sobre isso e que agora tenho dificuldade em escrever quando fujo do tema.

Tens mais projetos literários em mãos que continuem a apontar para o caminho de Santiago? Para quando os podemos esperar?

Depois do “Entre o silêncio das pedras” disse que não e depois surgiu o “Olhares”, o “Diário do Xavier” e agora “O Peregrino”, o que posso dizer? Como autor não sei que projeto literário haverá no futuro, tudo depende da aceitação dos leitores, tudo depende da minha visão sobre o atual mercado literário, tudo depende da minha própria vontade daqui a uns tempos. Se gostava de voltar a escrever sobre o tema, claro que sim, já não nego a essência do que me preenche como autor e que torna a minha escrita fluída e apaixonante. Nada melhor de fazermos aquilo que nos preenche e completa. E se for esse o meu destino, assim será. Agora certezas, certezas… do que será e quando será, não há. Deixo nas mãos de Deus e de São Tiago.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s