“Este é um livro maduro, para surpreender os menos jovens”

João e Luís Jesus – dois gémeos com 13 anos – são dos mais jovens autores portugueses e, depois de uma primeira experiência literária, voltam agora à carga com o lançamento de “Até que a doença nos separe”. Trata-se de um romance destinado a um público adolescente, mas os dois gémeos escritores prometem não ficar por aqui.

joao-e-luis-jesus

Vocês são gémeos e têm ambos 13 anos (devem ser os mais jovens autores portugueses!). Como é que surgiu este gosto pela escrita?

João: O meu gosto pela escrita surgiu bastante cedo. Sempre gostei de escrever, inventar histórias, dar azo à minha imaginação e depois lê-las em voz alta. Mesmo quando andava no primeiro ano de escolaridade, pegava em pequeno livros e, apesar de ainda não ler, inventava uma história para as ilustrações que via. Por vezes, as professoras limitavam um texto a x linhas, eu não conseguia resumir tudo naquela quantidade e ultrapassava-as. E ainda ultrapasso!

Que livros é que já publicaram? E como foram eles recebidos pelo público?

João e Luís: Já publicamos um livro em 2015, denominado “Equipa Universo”, editado pela Chiado Editora. As pessoas reagiram bastante bem, visto ser uma novidade quase nacional, dois jovens de então 12 anos terem publicado um livro. Muitos gostaram dessa história e esperam uma continuação.

Agora escreveram algo muito diferente, destinado aos leitores adolescentes. De que trata “Até que a doença nos separe”?

João e Luís: Desta vez, decidimos alterar os papéis, visto que neste livro somos os dois os escritores. Decidimos que seria um livro maduro, para surpreender os menos jovens. Este romance retrata assim o amor entre dois jovens. No entanto, a doença do Rui poderá fazer com que a relação dele e da Molly acabe e não só… uma sucessão de crimes, surpreende a escola inteira e transforma-os até em suspeitos.

Como decorre o processo de escrita entre vocês? Escrevem a quatro mãos? Conversam muito para decidir o que vão por no papel?

João: Visto o tema da história ter sido inventado por mim, eu escrevo a maioria do livro. O Luís, por sua parte, acrescenta alguns pormenores que considera importantes para a história fazer mais sentido, assumindo a dupla posição de leitor e escritor neste livro.

 Que expectativas têm para este livro? E onde é que os leitores o vão poder encontrar?

João e Luís: Achamos que este livro poderá vir a ter bastante sucesso. O tema é muito interessante e nós consideramos que a história tem algo que surpreenderá os leitores a cada página. Temos grandes expetativas e esperemos que estas se concretizem. E poderão encontrar o livro no website da Capital Books, na Wook.pt, em algumas Fnac’s e livrarias espalhadas pelo país.

 E depois disto, querem continuar a dedicar-se às letras? Já têm outras ideias?

Sim. Apesar de este livro ainda ser uma estreia e estar destinado a uma determinada faixa etária, já temos outras ideias. Estamos a pensar num thriller que parece prometer bastante diversão e não só…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s