“Os leitores aceitaram bem um romance que aborda o cancro”

Ana Ribeiro é a autora de “Um amor inexplicável”, um romance centrado à volta de duas jovens personagens que têm de enfrentar a doença oncológica enquanto constroem uma relação amorosa. Enquanto promove este título junto do público, esta autora prepara já o seu novo romance, que deverá ser publicado no início de 2017.

Ana Ribeiro

Depois do lançamento de “Um amor inexplicável” em outubro de 2015, que balanço fazes desta experiência?

Um balanço extremamente positivo, nunca tinha lançado nenhum livro da minha autoria numa loja Fnac, foi a primeira vez que isso se tornou realidade e foi uma ótima experiência levar o meu trabalho até uma das maiores cadeias de lojas a nível nacional. Poder levar o tema do cancro a mais pessoas e ver a boa aceitação que teve e tem tido. É uma experiência que vou querer repetir.

De que forma tens continuado a promover o livro, de maneira a que seja mantenha visível e procurado pelos leitores?

Tenho usado o meu blog, onde podem encontrar pequenos excertos do livro e fotografias com o meu livro tiradas pelos leitores, reportagens dos lançamentos, novidades do livro, promoções. Partilho tudo por lá. Uso também as redes sociais, principalmente o Instagram e Facebook onde criei álbuns específicos dedicados ao livro, onde os leitores podem ver imagens dos lançamentos, cartazes e flyers de promoção, etc. Tudo o que tiver a ver com o livro, encontram na página do Facebook do meu blog Ana Ribeiro. Também contatei alguns blogs ligados à literatura, para os quais tenho dado algumas entrevistas. Também decidi fazer um booktrailer de apresentação do livro. E neste momento estou a realizar um slideshow que irá compilar algumas citações do livro em vídeo. Decidi também levar o livro à comunidade escolar, fiz há algumas semanas a primeira apresentação para uma turma de humanidades de 11º ano. Foi um enorme desafio pelo simples facto de ter apresentado o livro a um professor que viveu recentemente uma história semelhante à do meu livro, perdeu um filho com 18 anos em julho de 2015, vítima de cancro. Senti o peso da responsabilidade, mas correu muito bem, gostaram todos imenso, os alunos foram participativos e mostraram muita curiosidade. Ao professor agradeço a coragem de ter aceite o desafio. Brevemente irei apresentá-lo a uma turma de 8º ano.

Tens recebido comentários dos leitores? O que te dizem?

Tenho recebido bastantes comentários, todos positivos. Apesar do receio que senti de publicar um romance de estreia abordando um tema tão delicado e sensível, as pessoas aceitaram bem a história e gostaram muito da forma como trabalhei o tema mostrando os seus aspectos principais sem dramatizar muito. Isso foi enriquecedor para mim, foi uma recompensa e tenho sentido que valeu a pena correr o risco.

E agora, que título preparas para o futuro? já podes revelar o seu enredo?

Neste momento encontro-me a fazer a revisão final do meu próximo livro, que pretendo editar em janeiro de 2017. Vai chamar-se “Ao teu lado” e levará até aos leitores a história de duas personagens que já aparecem no romance anterior. A médica do João Pedro e o marido Miguel, há uma história especial de amor e amizade que os une e é nessa história que o meu próximo romance se vai centrar. Tudo começa na infância, numa quinta alentejana: Ana tem nove anos e vai passar as férias de Verão à quinta dos avós e é durante essas férias que conhece Miguel, um jovem de doze anos, que vive com muitas dificuldades económicas. As diferenças que os deveriam separar, acabarão por uni-los até à vida adulta. A história vai ser divida em três etapas: infância, adolescência e a vida adulta. Será que a amizade resistirá às diferenças?

Anúncios

Um pensamento sobre ““Os leitores aceitaram bem um romance que aborda o cancro”

  1. Pingback: “É uma história sobre a essência de uma verdadeira amizade” | capitalbloogs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s