A livraria secreta de Nova Iorque

brazenhead3

A livraria Brazenhead funcionou, durante sete anos, dentro de um apartamento de Nova Iorque. Como era ilegal, tinha também de ser secreta. Esta livraria singular, propriedade de Michael Seidenberg, encerrou no passado mês de julho. O segredo da sua existência era conhecido somente por um pequeno número de clientes discretos e partilhado de boca em boca. Michael apenas atendia os seus clientes com hora marcada. Em todas as divisões do apartamento que ocupava, estavam colocadas estantes repletas de fileiras cerradas de livros, que se estendiam do chão até ao teto. Mais livros estavam empilhados sobre as mesas e até no chão, em colunas instáveis. Os clientes visitavam esta livraria percorrendo as várias divisões da casa, descansando em cadeiras, fazendo conversa sobre temas literários, arte, política e histórias pessoais.

brazenhead

A história da Brazenhead teve génese na década de 1970, quando Michael geria uma livraria em Brooklyn, a primeira Brazenhead Books. Mas quando o preço de arrendamento deste espaço quadruplicou, ele foi obrigado a levar os livros para o seu próprio apartamento, mas eram tantos que Michael e sua mulher acabaram para ir viver para outro sítio. Em 2007, um amigo do casal sugeriu que Michael transformasse o seu apartamento naquele que viria a ser o primeiro speakeasy literário de Nova Iorque. Os speakeasy eram os bares, restaurantes, salões e salas de baile onde, durante a lei seca, os norte-americanos consumiam ilegalmente bebidas alcoólicas.

brazenhead2

Mas o segredo da Brazenhead foi-se espalhando aos poucos, até que alguém o colocou na Internet. A partir daí, esta livraria começou a ser visitada por pequenas multidões, onde se incluíam celebridades e até turistas. Quando o segredo da sua existência se tornou público, o proprietário do andar decidiu despeja-la e no dia 28 de julho, Michael Seidenberg anunciou na sua página de Facebook que “see you there or on the other side“. Parece que a Brazenhead Books abrirá de novo, logo após o verão, numa nova localização de Nova Iorque, de que apenas Seidenberg sabe por enquanto o segredo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s